Lição 1

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

O Deus Criador

1° Trimestre de 2017

Topo Juniores 1T17

Prezado professor, estamos iniciando o primeiro trimestre da Revista de Juniores do Novo Currículo de Escola Dominical. É um novo momento, e como todo início você deve estar preparado para ministrar lições que terão um efeito terminante no desenvolvimento espiritual de seus alunos. Verifique a lista de materiais que você vai precisar utilizar ao longo de suas aulas e deixe organizado num espaço reservado para a Escola Dominical.

Antes de iniciarmos com o conteúdo de apoio para a lição de hoje, torna-se necessário esclarecer alguns pontos acerca do Currículo de Escola Dominical:

a. O currículo está dividido em três segmentos: infanto-juvenil (berçário a juvenis), jovens e adultos. A primeira parte do currículo é desenvolvida em dois ciclos fechados com duração de dois anos, com exceção da faixa etária de juvenis que são três anos.

b. Após a conclusão dessas etapas o aluno é transferido para a classe seguinte. Mas o currículo recomeça o seu ciclo para os novos alunos que devem também receber o conteúdo proposto de acordo com a sua faixa etária e necessidades específicas.

c. Para que o aluno cumpra o currículo de maneira eficaz é importante que a transferência de classe só ocorra a partir do momento em que aluno atinja a idade necessária para aprender o conteúdo.

Após a compreensão dos devidos esclarecimentos a respeito do currículo, sugerimos que você tenha em mãos os materiais de apoio necessários para a elaboração da sua aula. A lição de hoje nos fala a respeito do “Deus Criador”. O Senhor é o Criador de todas as coisas. Ele se revela em toda a sua criação. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 31):

(1) Deus se revela na Bíblia como um ser infinito, eterno, autoexistente e como a Causa Primária de tudo o que existe. Nunca houve um momento em que Deus não existisse. Conforme afirma Moisés: ‘Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade, tu é Deus’ (Sl 90.2). Noutras palavras, Deus existiu eterna e infinitamente antes de criar o universo finito. Ele é anterior a toda a criação, no céu e na terra, está acima e independe dela (ver 1 Tm 6.16; Cl 1.16).

(2) Deus se revela por um ser pessoal que criou Adão e Eva ‘à sua imagem’ (Gn 1.27; ver 1.26). Porque Adão e Eva foram criados à imagem de Deus, podia comunicar-se com Ele, e também com Ele ter comunhão de modo amoroso e pessoal.

(3) Deus também se revela como um se moral que criou tudo bom e, portanto, sem pecado. Ao terminar Deus a obra da criação, contemplou tudo o que fizera e observou que era ‘muito bom’ (Gn 1.31). Posto que Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus, eles também não tinham pecado (Gn 1.26). O pecado entrou na existência humana quando Eva foi tentada pela serpente, ou Satanás (Gn 3; Rm 5.12; Ap 12.9).

Estas são verdades que seus alunos devem aprender desde a mais tenra idade, tendo em vista que há grupos que possuem orientações diferentes. Seus alunos hão de se deparar, seja na escola, entre os amigos, e até mesmo entre os seus familiares com esses grupos de pessoas que pensam de forma diferente e que farão de tudo para desconstruir os ensinamentos da Palavra de Deus que você está ministrando a cada lição.

Por esse motivo, é de suma importância que você, professor, saiba como ensinar a verdade bíblica mostrando não apenas de forma teórica, mas ensinando como alguém que crer com afinco e põe em prática aquilo que ensina. Seus alunos vão perceber se o conteúdo que você está ensinando, de fato, é o que você acredita e demonstra com o seu testemunho, ou é apenas uma forma de pensar como tantas outras.

Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD


Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da
 Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Contatos

Casa Publicadora das Assembleias de Deus

Av Brasil, 34401 - Bangu / RJ

  • (21) 2406-7373

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas ofertas e novidades por e-mail.

Redes Sociais

Estamos nas Redes Sociais. Siga-nos e entre em contato.

 

facebook instagram twitter youtube google