Lição 7

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Adão e Eva desobedecem ao Papai do Céu 

3° Trimestre de 2017

maternal1

Objetivo da lição: Mostrar a criança de que pela desobediência de Adão e Eva, todos nos tornamos pecadores, e levá-la a receber Jesus, como Salvador.

Para guardar no coração: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.” (Rm  3.23)

 

 

Mensagem ao professor

“Por algum tempo, Adão e Eva viveram a mais completa ventura. Aquela harmonia, porém, estava para ser quebrada por um personagem sinistro e inimigo de todo o bem. No entanto, se o Diabo supunha que a obra divina achava-se arruinada para sempre, enganava-se. Porque Deus, em seu infinito amor, já havia elaborado, desde a fundação do mundo, o Plano de Salvação para resgatar-nos do pecado. A Queda de Adão haveria de ser revertida por Jesus Cristo através de sua morte na cruz.

O Éden era um lugar perfeito. A partir daí, a humanidade poderia multiplicar-se e espalhar-se por todo o planeta, ampliando, em amoroso trabalho, o jardim que Deus plantara. Infelizmente, nossos pais caíram na tentação do Diabo.

A fim de induzir a raça humana ao pecado, Satanás instrumenta um animal astuto e sagaz (Gn 3.1). E, por seu intermédio, dialoga com Eva, estabelecendo com a mulher um vínculo de amizade e profunda afeição, que acabaria por levá-la à apostasia. Iludida, Eva pecou. A mulher deixou-se levar pela concupiscência da carne, pela concupiscência dos olhos e pela soberba da vida (1 Jo 3.16). Se Eva foi enganada e caiu, Adão pecou de forma voluntária e cônscia. Teologicamente, é o responsável pela introdução do pecado no mundo (Rm 5.12)” (Claudionor de Andrade, Lições Bíblicas CPAD).

Perfil da criança

“As crianças parecem ter o dom da alegria. Certamente possuem um dom concedido por Deus, que as torna capazes de brincar nas circunstâncias mais adversas. Observou-se que mesmo nos campos de concentração nazistas, esfomeadas e maltratadas, as crianças ainda arranjavam meios de divertir-se. Como afirma o autor Claudionor de Andrade, “Têm as crianças uma reserva de energia tão inesgotável, que são capazes de entregar-se aos seus jogos e folguedos do arrebol ao entardecer”. Acerca do mesmo tema, escreve Toulet: ‘As crianças vivem intensamente embriagadas: embriagadas de vida’. Se isto se aplica às crianças em geral, quanto mais às do maternal, que se acham na fase do comer e dormir, para depois despender a energia acumulada!
Se o brilho de uma criancinha se apaga, alguma coisa está errada; algo muito doloroso ou sujo atingiu-lhe a alma. Possam os professores do maternal serem usados por Deus para alimentar cada vez mais, nesses coraçõezinhos, a chama da verdadeira alegria – a alegria da salvação” (Marta Doreto).

Oficina de ideias 

“Escreva “Jesus” numa folha de ofício, com letras largas para que as crianças as preencham com bolinhas de papel. Faça uma cópia para cada aluno. Distribua retalhos de qualquer tipo de papel colorido, para que rasguem e façam as bolinhas. Converse: Você sabe o que está escrito aí? Isto mesmo: Jesus! O nome do nosso Salvador e amigo das crianças. Jesus veio ao mundo, morreu na cruz para perdoar os nossos pecados e nos salvar. Jesus chama todas as crianças para ficar pertinho dEle” (Marta Doreto).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história da desobediência de Adão e Eva que se encontra em Gênesis 3.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Maternal da CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Contatos

Casa Publicadora das Assembleias de Deus

Av Brasil, 34401 - Bangu / RJ

  • (21) 2406-7373

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas ofertas e novidades por e-mail.

Redes Sociais

Estamos nas Redes Sociais. Siga-nos e entre em contato.

 

facebook instagram twitter youtube google