Lição 8

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Grande Barco de Noé 

3° Trimestre de 2017

maternal1

Objetivo da lição: Suscitar na criança a obediência e a fidelidade a Deus.

Para guardar no coração: “[...] Noé vivia em comunhão com Deus.” (Gn  6.9)

 

 

Mensagem ao professor

“Quando uma criança coloca a mãozinha na sua, essa mão bem pode estar pegajosa de sorvete de chocolate, ou suja, por ter o seu dono andado brincando com o cachorro. Pode haver uma verruga no lado de dentro do polegar, ou um curativo cobrindo uma feridinha no anular. Mas a coisa mais importante dessa mãozinha é que ela contém o futuro. Essas são as mãos que um dia poderão segurar uma Bíblia ou um revolver; tocarão muito bem o órgão da igreja, ou farão rodar as máquinas de jogos, que roubam o sustento de mulheres e crianças; tratarão com ternura as feridas de um leproso, ou tremerão com o resultado da degeneração que o álcool produz no cérebro humano. Agora, essa mãozinha está entre as suas. Está pedindo auxílio e direção. Ela representa uma personalidade, um indivíduo que deve ser respeitado como tal, e cujo crescimento diário é sua responsabilidade” (Moody Monthly).

Perfil da criança

Uma das características mentais da criança de 3 e 4 anos, de grande importância na sua formação espiritual, é a sua credulidade.

Ela acredita facilmente no que lhe dizem, ao contrário dos adultos que, em pleno uso da faculdade da razão, a tudo questionam. O coração infantil não tem dificuldade para crer no nascimento, morte e ressurreição de Jesus, e a criança mostra-se pronta a receber a Cristo como seu Salvador pessoal, tão logo alguém lhe apresente o caminho da salvação. Talvez este seja um dos motivos de Jesus haver frisado a necessidade de um adulto tornar-se criança para entrar no reino do Céu (Lc 18.17). Conforme afirmou o pastor e mestre Antônio Gilberto, “a alma da criança é como massa de modelagem: a forma que se der, essa fica; o que for ensinado será aceito e crido sem discussão”.

Por outro lado, esta credulidade pueril pode ser explorada para o mal, levando-se a criança a crer em ídolos e vãs filosofias. É grande, portanto, a responsabilidade dos professores e pais cristãos em conduzir os pequeninos pelo caminho eterno. Cuide também de jamais mentir a uma criança, para mais tarde não perder diante dela a credibilidade” (Marta Doreto).

Oficina de ideias 

“De mãos dadas, brincando de roda, as crianças cantam:

Lá na arca de Noé, todos cantam, todos cantam
Lá na arca de Noé, todos cantam e eu também.
Querem ouvir como faz o boi?
Querem ouvir?
O boi faz assim: muuuu.

Vá mudando o nome do animal para que elas o imitem” (Marta Doreto).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história de Noé que se encontra em Gênesis 6.1—7.9.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Maternal da CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Contatos

Casa Publicadora das Assembleias de Deus

Av Brasil, 34401 - Bangu / RJ

  • (21) 2406-7373

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas ofertas e novidades por e-mail.

Redes Sociais

Estamos nas Redes Sociais. Siga-nos e entre em contato.

 

facebook instagram twitter youtube google