Lição 9

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Jesus: A Única Ponte com o Pai

3° Trimestre de 2017

preadolescentes

A lição de hoje encontra-se em: João 14.1-7; 1 Timóteo 2.5,6.

Prezado(a) professor(a)

A lição desta semana aborda a respeito de uma verdade que todos os seus alunos devem dominar: Jesus Cristo é o único Caminho que leva o ser humano à presença de Deus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até o Pai a não ser por intermédio dEle (cf. Jo 14.6). Essas verdades devem estar bem esclarecidas na mente de seus alunos. Ainda assim, há alguns que podem manifestar alguma dúvida a respeito do assunto, e você, professor, deve estar preparado para ouvir seus alunos e responder de acordo com os ensinamentos da Palavra de Deus.

Em 1 Timóteo, capítulo 2, versículos 5 e 6, o apóstolo Paulo argumenta que há somente um “mediador”. Esse é um termo de natureza jurídica que assume nos escritos de Paulo uma conotação espiritual. De acordo com o dicionário Houaiss, mediador é um termo atribuído àquele que se incumbe de encontrar soluções para desacordos entre cidadãos e o Estado, quando todos os demais recursos fracassaram; conciliador.

E, para nós, Jesus é o Conciliador, pois quando todos os recursos se esgotam o Senhor intercede por nós perante o Pai para que não sejamos rejeitados, antes aceitos pela graça de Deus. É importante que seus alunos entendam que não há, nem em cima no céu nem embaixo na terra, outro nome dado entre os homens pelo qual possamos ser salvos, a não ser pelo nome de Jesus (cf. At 4.12). Ele é o único meio pelo qual é possível alcançar a reconciliação com o Criador.

“Paulo parece estar novamente fazendo citações. O texto original de 2.5,6 foi reconhecido como poético, sendo certificado como tal no Novo Testamento grego. Estes versos eram provavelmente um primitivo hino cristão de cinco linhas: Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens [ou humanidade, anthropon], Jesus cristo, homem [antropos], o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos [o termo ‘homens’ não está presente no texto grego], para servir de testemunho a seu tempo.

Este hino afirma a singularidade e a unidade de Deus como sustenta a revelação cristã de Jesus Cristo como mediador ou intermediário. Tal mediação foi possível pela encarnação e culminou na crucificação de Cristo, quando sua vida foi oferecida como o preço pago pela libertação daqueles que estavam escravizados. Tudo isso aconteceu no tempo ordenado por Deus.” (Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1450).

Reforce o ensinamento da lição de hoje para os seus alunos. Para ajudá-los na compreensão da lição, faça perguntas sobre o assunto e, à medida que eles forem respondendo, escreva as respostas no quadro. Construa no quadro um mapa de palavras e frases de acordo com as respostas. É importante que todas as respostas sejam aproveitadas, pois isso servirá de estímulo para que seus alunos deixem de lado a timidez e participem da aula. Ao final, construa a explicação do assunto aproveitando as ideias dos alunos registradas no quadro.

Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Contatos

Casa Publicadora das Assembleias de Deus

Av Brasil, 34401 - Bangu / RJ

  • (21) 2406-7373

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas ofertas e novidades por e-mail.

Redes Sociais

Estamos nas Redes Sociais. Siga-nos e entre em contato.

 

facebook instagram twitter youtube google