Primários

Lição 9

Refeições Garantidas

3° Trimestre de 2017

primarios

OBJETIVO: Que o aluno tenha saiba que Deus cuida do amanhã e, portanto, não devemos nos preocupar.

PONTO CENTRAL: Coloque Deus em primeiro lugar na sua vida.

MEMÓRIA EM AÇÃO: “[...] Não fiquem preocupados com o dia de amanhã [...]” (Mt 6.34)

     

     Querido(a) professor(a), cada vez mais cedo as cobranças e pressões sociais têm atingido o ser humano. A infância hoje é marcada por uma série de compromissos e atividades escolares e extracurriculares para uma sociedade cada vez mais competitiva. Isto sem mencionar as disfunções familiares, que na idade de seus primários são absorvidas; eles sentem-se ainda o centro no Universo, como se tudo girasse ao seu redor, tanto o que é bom, quanto o que é ruim. Por isso, sentem-se culpados por qualquer problema que envolva seu lar, a briga dos pais, crises financeiras, etc. Não à toa é muito comum ver crianças extremamente sobrecarregas. E, evidentemente, sem a maturidade necessária para lidar com tudo isso, todo esse fardo é extravasado, na maioria das vezes, através de comportamentos negativos ou até mesmo problemas de saúde físicos e emocionais.

    Portanto, é de suma importância que você leve a sério as crises e dilemas dos seus pequeninos. Talvez ninguém mais o faça. “São apenas crianças!”; “Isso é besteira”; “Não pense mais nisso. Vá brincar que passa” são frases que não validam os sentimentos das crianças podendo agravar as consequências de questões importantes para elas, negligenciadas pelo mundo adulto.

   Nesta próxima aula abordaremos a importância de ter um Deus que cuida de nós e de todas as nossas preocupações. Muitos, equivocadamente, pensam que este é um tema sem relevância para as crianças. Mas como conversamos até aqui, isto não é verdade. Até mesmo você e eu também temos crises que nos parecem gigantes intransponíveis e para outrem são insignificantes. Não é verdade?! Então, tenha sempre empatia com o que angustia seus primários. Eles sentem quando alguém verdadeiramente se importa e apenas o simples gesto de ouvi-los e orar com eles pode significar muito.

    Após a aula, pegando o gancho da lição e do que preocupava o povo hebreu, promova um bate-papo informal com sua turma. Sentem-se no chão em círculo e pergunte quais são as suas preocupações, o que os deixam incomodados, tristes, de mau humor, irritados... O que gostariam que Jesus melhorasse em suas vidas. Muitas vezes eles nem mesmo sabem nomear suas emoções, então fique atenta aos seus relatos e a algumas possíveis reações. Deixe que se expressem livremente, em alerta também a um possível caso mais grave que necessite de um acompanhamento mais profundo ou até mesmo uma intervenção.

   Após todos se expressarem, peça que anotem, com suas palavras, num pedacinho de papel que você irá distribuir. Deixe que os coloquem suas preocupações dentro de alguma caixa, ou recipiente e ao depositarem repitam: “Jesus, eu entrego esta preocupação a ti”. Diga que a partir de agora esses problemas e preocupações não serão mais deles, mas sim do Senhor, que irá cuidar de tudo.

   Repita o versículo com a turma e ore por aquelas questões colocadas na caixa: “Senhor Jesus, o Senhor nos disse que não precisamos nos preocupar com o amanhã porque é o Senhor que cuida de nós e de tudo em nossas vidas. Por isso, te apresentamos essas preocupações que nos incomodam, tirando-as dos nossos corações para que seu poder possa agir em cada uma. Confiamos em ti. Muito obrigada por cuidar de nós. Em nome de Jesus, amém!

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Contatos

Casa Publicadora das Assembleias de Deus

Av Brasil, 34401 - Bangu / RJ

  • (21) 2406-7373

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas ofertas e novidades por e-mail.

Redes Sociais

Estamos nas Redes Sociais. Siga-nos e entre em contato.

 

facebook instagram twitter youtube google