Primários

Lição 11

Um Bezerro de Ouro

3° Trimestre de 2017

primarios

OBJETIVO: Que o aluno compreenda que não devemos adorar ídolos, nem imagens.

PONTO CENTRAL: Só o Senhor, nosso Deus, merece receber nossa adoração.

MEMÓRIA EM AÇÃO: “[...] Adore ao Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele” (Mt 4.10).

Querido(a) professor(a), em uma era de tanto materialismo, de ver para crer, é crucial que seus alunos, desde já, tenham contato com o Deus invisível, único e Todo-Poderoso. Nesta próxima aula eles aprenderão sobre os males da idolatria e que só o Senhor, nosso Deus, merece receber nossa adoração.

O monoteísmo, a crença em um único Deus, era uma característica da religião hebraica. As antigas religiões eram politeístas, ou seja, cultuavam muitos deuses. Mas o Deus de Abraão, Isaque e Jacó é o Criador e Senhor de toda terra, o único e verdadeiro Deus. Saber isto era importante para Israel, pois a nação estava prestes a entrar em uma terra cujos habitantes criam em muitos deuses. Tanto naquela época como hoje, existem os que preferem colocar sua confiança em muitos “deuses” diferentes. Mas chegará o dia em que Deus será reconhecido como o único. Ele será Rei sobre toda a terra (Zc 14.9).

[...] O Diabo ofereceu o mundo inteiro a Jesus, desde que Ele “apenas” se ajoelhasse e o adorasse (Mt 4.8-10). Hoje, o Diabo nos oferece o mundo, tentando envolver-nos pelo materialismo, na busca pelo poder. Podemos resistir às tentações do mesmo modo que Jesus fez. Se você almeja algo que o mundo oferece, cite as palavras de Jesus ao Diabo: “Ao Senhor, teu Deus adorarás e só a Ele servirás”. (Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp. 240,1220).

Através da aula de hoje, você poderá ressaltar conceitos importantes para seus alunos: 

- Gratidão: A importância de sempre agradecermos para não nos esquecermos da bondade de Deus conosco. O povo de Israel tinha visto o enorme poder e amor do Senhor por eles ao abrir o Mar Vermelho, os libertar de seus inimigos, alimentá-los no deserto, saciar a sua sede, lhes provê sombra sob o sol escaldante e fogo durante a noite fria. Mas o povo não se lembrou de nada disso ao desobedecê-lO, erguendo uma imagem, um falso deus, que apenas serviria de ilusão para seus olhos e não teria nenhum outro proveito.

- Obediência: A importância de sempre obedecermos ao Senhor, pois tudo o que Ele nos ordena é para o nosso próprio bem. Em decorrência da desobediência dos hebreus, além de entristecerem o coração do Senhor, eles atraíram para si um terrível castigo, a doença que lhes sobreveio mostrou que nenhum ato de rebeldia fica sem consequências.

Após a lição faça um círculo com seus alunos, promovendo um momento de perguntas e respostas sobre a história. Em seguida, explique esses dois preceitos contidos nela, contextualizando-os com situações presentes no dia-a-dia de seus primários. Enfatize que eles precisam sempre se lembrar de agradecer e obedecer ao Senhor, para que alegrem o bondoso coração de Deus e que consequências ruins não lhes sobrevenha. Ore pedindo que todos tenham um coração mais grato e obediente, sendo assim verdadeiros adoradores do único Deus verdadeiro.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Contatos

Casa Publicadora das Assembleias de Deus

Av Brasil, 34401 - Bangu / RJ

  • (21) 2406-7373

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas ofertas e novidades por e-mail.

Redes Sociais

Estamos nas Redes Sociais. Siga-nos e entre em contato.

 

facebook instagram twitter youtube google