CPAD - Lições Bíblicas - Itens filtrados por data: Junho 2015
27 Julho 2015 In Artigos

Os líderes eficientes conhecem a arte de se entender com as pessoas que lideram.
John MacArthur Jr.

líder ediAssumir a gestão de uma Escola Dominical é uma grande responsabilidade, um desafio a ser vencido no decorrer de um ano. Geralmente o superintendente dá início ao seu trabalho logo no primeiro mês do ano. Iniciamos, ainda que temerosos, com muito entusiasmo e muita disposição, apesar do grande desafio que é gerir, coordenar o trabalho de professores e alunos. Tanto os que estão assumindo a função pela primeira vez como os já veteranos na função estarão diante de novos alunos, novos professores, material didático novo, novas revistas, novos desafios, etc.

27 Julho 2015 In Artigos

avivamento ediO estudo da Palavra de Deus, sua divulgação e prática, são os elementos predecessores de um real avivamento. Vai longe o tempo em que associava-se conhecimento com ceticismo e frieza espiritual. Sabemos da grandiosidade do poder de Deus através de sua Palavra e, quanto mais a conhecemos, mais cientes ficamos de nossa dependência e do quanto Ele nos protege.

27 Julho 2015 In Artigos

igreja ediA educação não é projeto de uma só pessoa. Uma vez que ela será vivida por uma comunidade, é preciso que essa educação corresponda aos anseios desse mesmo corpo social. Além disso, ela precisa refletir a realidade do grupo a que se destina sem, contudo, meramente reproduzi-la e sim, interpretá-la criticamente.1 Uma educação assim, como se presume, não é orgânica, naturalista, dada, espontânea ou coisa que o valha, antes, é pensada, construída, intencional, planejada, concebida. Ainda assim, mesmo tendo esse princípio ideológico, essa educação precisa reconhecer sua inexorável sujeição histórico-contingencial. Ela e seus pensadores são tributários de seu tempo.

27 Julho 2015 In Artigos

 

tdah ediDeus nos criou plenos e com o potencial necessário para viver (Gn 1.26-31). Infelizmente, a queda — o fatídico acontecimento do Éden — trouxe as deformidades que assolam o universo (Gn 3.17,18; Rm 5.12). Desse episódio histórico até hoje, em todo o drama humano, somente o Senhor Jesus Cristo, o homem perfeito, dispôs de todo esse potencial do estado do homem em sua pré-queda. O evangelista Lucas, que era médico, destaca que o Mestre se desenvolveu harmoniosa e globalmente: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (2.52).

27 Julho 2015 In Artigos

etica 2A interdisciplinaridade é um fator evidente na execução educacional cristã tornando-se ainda mais acentuada quando se trata da ED. Essa verdade não é uma apologia ao saber fragmentado e eclético das Escrituras, muito pelo contrário, exige rigorosidade redobrada no estudo sistemático da Palavra de Deus. Reclama docentes que sejam éticos, zelosos, humildes, instigadores e persistentes.

27 Julho 2015 In Artigos

 

PASSO 2 -  Identificar o problema, assumi-lo e liderar escola dominical ediu

Nossa reflexão avança agora no tempo e tomamos o livro e, particularmente a vida de Neemias como fio condutor. Neemias, ocupando a função importantíssima de copeiro do rei Artaxerxes recebeu a visita de um de seus patrícios e, ao perguntar sobre a situação de Jerusalém, foi surpreendido pela informação de que, além de os muros fendidos e as portas queimadas, o povo da cidade estava em grande miséria (Ne 1.1-3).

27 Julho 2015 In Artigos

 

escola dominical ediuA necessidade de se repensar a Escola Dominical é ponto pacífico entre os pastores, estudiosos da Educação Cristã, superintendentes, professores e demais envolvidos. Entretanto, é preciso esclarecer que o ato de repensar algo não significa, necessariamente, inová-lo ou mesmo reinventá-lo, antes, implica em reconsiderá-lo resgatando seu propósito original, ao mesmo tempo em que se busca uma forma de mantê-lo relevante para o momento histórico, a fim de superar a crise ou solução de continuidade sofrida pela instituição, empreendimento ou programa.

26 Julho 2015 In Artigos

vencendo obstaculos ediNa vida temos que lidar com obstáculos, internos (pessimismo, conformismo, baixa autoestima, etc.) e externos. Viver é vencer barreiras diariamente. Os empecilhos, a princípio, podem parecer somente prejudicar o nosso trabalho, seja ele docente ou não; eles nos entristecem e muitas vezes nos fazem desistir dos nossos ideais. Todavia, precisamos encarar as dificuldades como algo também benéfico em nosso ministério. Como assim? Precisamos ver os obstáculos como oportunidade de crescimento. Sim, eles nos fazem crescer como pessoas, como profissionais e como servos de Deus. 

24 Julho 2015 In Artigos

evangelismo ediA apresentação da mensagem da salvação à criança deve ser descomplicada, simples, prática e sucinta, na dependência do Espírito Santo e nunca esquecendo da oração intercessória pela criança e por sua família, mesmo que esta já seja salva. O apóstolo Paulo, certamente o maior ganhador de almas de todos os tempos, faz constante menção do recurso e do valor da oração, inclusive quando várias vezes pede oração por ele mesmo nas suas epístolas.

24 Julho 2015 In Artigos

ensino no lar ediÉ da mais alta relevância o papel dos pais na educação em geral dos filhos, abrangendo uma infinidade de deveres e responsabilidades como proteção, formação, alimentação, saúde, orientação, amor e disciplina. Quando falamos em filhos, temos em vista o assunto partindo da criança pequena. A primeira e principal responsabilidade com a educação cristã da criança é a dos seus pais, com destaque na mãe. A Palavra de Deus deixa isso claro, sem jamais eximir o pai de responsabilidade nesta área. O trabalho educacional da igreja nesse sentido, como é o caso da Escola Dominical, em muito auxilia, mas jamais podem assumir a total responsabilidade da educação da criança no sentido da formação bíblico-cristã dos pequeninos. À essa altura, será muito proveitoso para todos os leitores, a partir dos pais e futuros pais, o exame reflexivo das passagens bíblicas a seguir indicadas: Deuteronômio11.18- 21; 31.12,13; Provérbios 22.6; Efésios 6.4.

Página 1 de 2

Contatos

Casa Publicadora das Assembleias de Deus

Av Brasil, 34401 - Bangu / RJ

  • (21) 2406-7373

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas ofertas e novidades por e-mail.

Redes Sociais

Estamos nas Redes Sociais. Siga-nos e entre em contato.

 

facebook instagram twitter youtube google