Informações didáticas

Após realizarmos diversos estudos na área didático-pedagógica, ouvirmos vários professores, superintendentes, dirigentes de EDs e especialistas da área de ensino em todo o Brasil, verificamos, com base na experiência do nosso currículo anterior, a necessidade de uma reformulação. As atualizações foram efetuadas a partir das análises e avaliações dos seguintes itens: classificação das faixas etárias, matriz curricular (temas de cada lição do trimestre), ilustrações, atividades de fixação da aprendizagem, estrutura pedagógica (seções da revista), visual gráfico (layout – distribuição do texto e imagem, vinhetas etc.), comentário (tamanho, divisões, linguagem, diversidade cultural etc.), comentarista, suplementos educacionais (cartazes, gráficos, mapas, figuras, modelos, plano de frequência, visuais etc.).

Conteúdo didático das revistas

Adequação da linguagem

O conteúdo das revistas de cada faixa etária foi bastante ampliado nesta reformulação curricular. Não somente em termos de quantidade, mas de qualidade e pertinência. Houve maior rigor em relação à adequação da linguagem a realidade dos alunos das diversas regiões e níveis culturais do nosso país. Destaca-se, também, a logicidade das divisões em relação ao tema central do comentário das lições. Selecionamos comentaristas com perfil profissional de acordo com as novas demandas da Educação Cristã.

Quanto às faixas etárias

São duas as mudanças mais significativas. A primeira atende uma necessidade urgente. A revista Lições Bíblicas de Jovens e Adultos foi finalmente dividida, sendo agora duas revistas distintas. A tradicional revista Lições Bíblicas de Adulto continua, com o seu seleto grupo de comentaristas, porém, com um novo projeto gráfico e com uma revista do professor com novas seções e subsídios. A revista Lições Bíblicas Jovens lidará com temas mais afeitos aos desafios atuais. Os comentaristas são pessoas preparadas que conhecem a Bíblia tanto quanto a realidade moderna, por isso, são capazes de prescrever os pontos de convergência entre a vivência da fé na arena da vida real. 

Na área do discipulado, o Novo Currículo está apresentando quatro novas revistas cuja "periodicidade" é chamada de "ciclos" tendo, portanto, a duração de um ano. A revista será chamada de "Discipulando", pois visa demonstrar o caráter de permanente do aprendizado da fé em Jesus Cristo. Trata-se de um material bíblico e não denominacional.

Fundamentação teórica

Além da fundamentação filosófico-educacional, já observada há vários anos pelo currículo da CPAD, a novidade desse Novo Currículo é a sua fundamentação bíblico-teológica que visa formar o aluno, desde as primeiras faixas etárias, na perspectiva de que cada seguidor do Evangelho é alguém responsável pela ordem no mundo e por uma sociedade organizada. Assim, o crente não deve ser apenas um bom membro da igreja, mas também um excelente profissional, um ótimo cônjuge, um cidadão responsável, tanto política, quanto ecologicamente falando etc. O currículo pretende formar cidadãos do céu que, aqui na Terra, exemplifiquem com seu caráter e ações, o que significa viver para a glória de Deus.

Contatos

Casa Publicadora das Assembleias de Deus

Av Brasil, 34401 - Bangu / RJ

  • (21) 2406-7373

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas ofertas e novidades por e-mail.

Redes Sociais

Estamos nas Redes Sociais. Siga-nos e entre em contato.

 

facebook instagram twitter youtube google